Tirei o texto na íntegra do blog da Prefeitura de Carambeí-PR. O link original é: http://www.carambei.pr.gov.br/?q=node/1131
Garrafas pets na Odontologia
Sexta, 05/20/2011 - 10:33 — Emerson (não verificado)
Cuidar da higiene bucal demanda de investimento, mas segundo Patricia Trochmann Fanchin, profissional da odontopediatra da Prefeitura Municipal de Carambeí, é fundamental desenvolver alternativas viáveis para que comunidades carentes tenham possibilidade de manter a saúde bucal.
Porta escova e fio dental feito de garrafa pet
A meta, segundo ela é atingir as famílias que não dispõem de recursos para comprar escova de dente e muito menos fio dental. Fazendo pesquisas sobre o tema a dentista descobriu e agora divulga, que com criatividade e boa vontade é possível transformar produtos recicláveis na confecção de objetos destinados à prevenção na área de Saúde Bucal, como exemplo as garrafas pet em porta escova e porta fio dental, e tornar uma saca de batata desfiada em fio dental alternativo. As alternativas já estão circulando entre os profissionais da área.
Saco de rafia em água fervente
Conforme Patrícia, o porta escova de garrafa PET, por exemplo, é importante para guardar as escovas de dentes da família, ou em escolas, para que não fiquem expostas ou em contato umas com as outras, o que pode contribuir para infecção cruzada. Já para a confecção do fio dental alternativo, utilizar saca de batata, desfiada, que deve ficar de molho em água com hipoclorito (água sanitária), por um dia, ou fervida, para desinfetar. Depois disso, é só colocar os fios em um "porta fio dental alternativo", também feito de garrafa PET pequena, e usar.
Utilização do fio dental de saco de rafia
Texto Ana Paula Inácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço seu comentário.