quarta-feira, 25 de maio de 2011

Truque para executar o Ponto rococó

Navegando pela net atrás de crochê, como sempre, encontrei este truquezinho para executar o ponto rococó (pelo menos é assim que conheço).
Uma agulha de tapeçaria em paralelo com a de crochê facilita ao puxar o fio pelas laçadas. Legal!
link: http://www.youtube.com/watch?v=nN3DfZfG6ro

sábado, 21 de maio de 2011

IDÉIA INTERESSANTE


Tirei o texto na íntegra do blog da Prefeitura de Carambeí-PR. O link original é: http://www.carambei.pr.gov.br/?q=node/1131
Garrafas pets na Odontologia
Sexta, 05/20/2011 - 10:33 — Emerson (não verificado)
Cuidar da higiene bucal demanda de investimento, mas segundo Patricia Trochmann Fanchin, profissional da odontopediatra da Prefeitura Municipal de Carambeí, é fundamental desenvolver alternativas viáveis para que comunidades carentes tenham possibilidade de manter a saúde bucal.
Porta escova e fio dental feito de garrafa pet
A meta, segundo ela é atingir as  famílias  que não dispõem de recursos para comprar escova de dente e muito menos fio dental. Fazendo pesquisas sobre o tema a dentista descobriu e agora divulga, que com criatividade e boa vontade é possível transformar produtos recicláveis na confecção de objetos destinados à prevenção na área de Saúde Bucal, como exemplo as garrafas pet em porta escova e porta fio dental, e tornar uma saca de batata desfiada em fio dental alternativo. As alternativas já estão circulando entre os profissionais da área.
Saco de rafia em água fervente
Conforme Patrícia, o porta escova de garrafa PET, por exemplo, é importante para guardar as escovas de dentes da família, ou em escolas, para que não fiquem expostas ou em contato umas com as outras, o que pode contribuir para infecção cruzada. Já para a confecção do fio dental alternativo, utilizar saca de batata, desfiada, que deve ficar de molho em água com hipoclorito (água sanitária), por um dia, ou fervida, para desinfetar. Depois disso, é só colocar os fios em um "porta fio dental alternativo", também feito de garrafa PET pequena, e usar.
Utilização do fio dental de saco de rafia 
Texto Ana Paula Inácio

sábado, 14 de maio de 2011

Jaqueta para bebê, em crochê, ponto argolinha

Com lã super bebê com acetato, estilo jaquetinha. A golinha tipo "padre" e os botões prata finalizaram o look.
Pena ele usar tão pouquinho. Crescem rápido demais essas crianças.
Aqui um close das argolinhas.
Marcelo Nunes é um artesão que ensina super bem este ponto. Não deixa dúvidas. Aqui. E a gente já aprende um tapete lindo!
OUTRO VÍDEO que é meu preferido (silencio fala mais que mil palavras) - da Garnstudio . Este afixei na lateral direita do blog.

domingo, 8 de maio de 2011

MEIAS EM TRICÔ

Treinando meias "toes up" (começam no dedão do pé e terminam na perna).

Trabalhei só com o ponto meia, do começo ao fim.
Comprimento 3/4, sem aumentar pontos no cano. Só nos últimos 2cm fiz aumentos, para não ficar apertando e, finalizei com 2 carr de lastex. Não é o ideal, mas eu não tava acertando o arremate tubular. 
Ficou assim. Levemente franzidinha.
Dá pra usar assim
ou assim, lembrando polainas. Ela assenta bem na perna porque está com o lastex e não cai porque o fio tem elastano e está firminho no pé.

Este par preto fiz no inverno do ano passado. 


Agulhas 3,5.
Iniciei a ponta com 4 pt em cada agulha (=8)
1ª carr = 6   pt (=12)
2ª carr = 8   pt (=16)
3ª carr = 10 pt (=20)
4ª carr = 12 pt (=24)
5ª carr = 14 pt (=28)
6ª carr = 15 pt (=30)
A partir daqui, 41 carr. para a sola e peito do pé.
Fiz o calcanhar, terminando com 3 pontos.
Recomecei a contagem das carr. e segui  com 30 pontos.
Serve no pé 37-38.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...